Exclusão e miséria


A situação de exclusão social e miséria que vive a população árabe fica evidenciada nos recentes acontecimentos de amplas mobilizações sociais, com o povo nas ruas exigindo o fim de governos ditatoriais, corruptos e aliados das potências imperialistas ocidentais. Os habitantes do Norte da África (Magreb) e Oriente Médio têm em comum as péssimas condições de vida e a atuação predatória das grandes multinacionais petrolíferas ocidentais.
[Caroline Santos, Sintese.org.br, 17-02-2011]
Memórias de uma época - I

20100418

Aumentam as fraudes pela internet

Entre 2004 e 2009 houve um aumento de 6.513% no número de fraudes pela internet, no Brasil

A jornalista Bruna Ribeiro observou que a atuação dos criminosos na fraude eletrônica é altamente especializada:
Os grupos nem precisam mais de gênios dos computadores para roubar senhas e aplicar golpes (...) agora as quadrilhas têm membros cujos conhecimentos de informática não passam do nível básico. E elas prestam serviços até para o crime organizado tradicional: usam senhas roubadas para colocar crédito em telefones pré-pagos - serviço útil para presidiários (Bruna Ribeiro, Jornal da Tarde, 17-04-2010)
Para o delegado José Mariano de Araújo Filho, da Unidade de Inteligência Policial do Departamento de Investigações sobre o Crime Organizado (Deic), o número de fraudes pode ser bem maior pois o crime não é investigado com a devida rapidez por causa da burocracia:
O crime é online. A legislação, offline. Se temos suspeitas e precisamos colher informações de um provedor de acesso, temos de pedir mandado à Justiça, que decide se aceita ou não. (Temos de)esperar a Justiça notificar o provedor, o provedor responder à Justiça e só aí recebemos a informação. Nesse tempo, o suspeito já sumiu... (Araújo Filho, 17-04-2010)
O professor de segurança da informação Edilson Fontes, da Faculdade de Tecnologia da Informação, observa que bancos e empresas costumam avisar que não enviam e-mails para clientes, mas as pessoas ainda caem nesses truques.
[...] os bancos são seguros contra os ataques hackers e, por isso, os criminosos vão para o elo mais fraco, os clientes (...) Agora, época de eleição, vai chover e-mails falsos do Tribunal Regional Eleitoral mandando a pessoa atualizar os dados cadastrais (Edilson Fontes, 17-04-2010)
Ainda, contudo, fique prevenido e alerta. Observe os sites, não abra emails de origem desconhecida e não verificável. Faça transações pela internet em sites conhecidos e seguros. Mantenha seu Windows atualizado com antivirus (também atualizado diariamente). Limpe os cookies residentes de vez em quando. São algumas medidas preventivas.

Para evitar cair em golpes virtuais, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) alerta aos internautas que evitem abrir e-mail de desconhecidos (principalmente com conteúdo pornográfico), digitem sempre o endereço da página no navegador, não abram mensagens do tipo "clique aqui", não digitem informações sigilosas em computadores usados por muitas pessoas, como os de lan houses e cyber cafés, e troquem sempre a senha da internet.

Estes são os golpes mais comuns (e que sirvam de alerta para os internautas de boa-fé), segundo a Bruna Ribeiro

• Com senhas roubadas, eles se oferecem em sites de relacionamento para pagar boletos de cobrança pela metade do valor da conta.

• Grupos mandam e-mails para as vítimas ou criam sites falsos, quando o usuário clica nesses locais, instala, sem saber, um programa que registra tudo o que é digitado no teclado. A informação é enviada para o e-mail dos criminosos.

• Recriam página de uma loja virtual e quando o cliente digita o número do cartão de crédito, os dados vão para o criminoso. “O site pirata acessa a página real, informando a compra. O cliente recebe o produto normalmente, sem saber que o sigilo foi violado.”

Para mais exemplos, verifique o Catálogo de Fraudes do Centro de Atendimento a Insidentes de Segurança (CAIS), com links maliciosos, páginas falsas etc.

~! [+] !~

20100415

Ameaça das cinzas vulcânicas

Nuvem de cinzas de vulcão na Islândia atrapalha o tráfego aéreo na Europa


A nuvem de cinzas expelida pela erupção de um vulcão subterrâneo sob a geleira Eyjafjälla, no sul da Islândia, forçou vários países europeus a fechar o espaço aéreo e a cancelar voos em todo o continente, deixando milhares de passageiros em terra.

Segundo dados do Eurocontrol, a agência responsável pela segurança aérea na Europa, 25% de todo o tráfego aéreo foi suspenso. Noruega, Grã-Bretanha, Irlanda e Dinamarca fecharam seu espaço aéreo salvo para casos de emergência, enquanto as autoridades suecas já anunciaram que também tomarão a mesma ainda nesta quinta-feira.


As autoridades aéreas da Europa demonstram cautela para autorizar voos perto de erupções vulcânicas por causa de incidentes passados. Em 1982, um jumbo 747 da British Airways teve as quatro turbinas paralisadas após voar por uma coluna de fumaça vulcânica.

As restrições prejudicaram milhares de passageiros em toda a Europa, incluindo o aeroporto com maior tráfego do continente, o de Heathrow, em Londres, que tem 1,3 mil voos diários.

Especialistas calculam que a erupção é dez vezes superior à do vulcão Fimmvorduhals, que aconteceu no final de março e terminou na semana passada.

O maior temor é de que as erupções sejam uma antecipação da explosão do vulcão Katla, de maior potência, como ocorreu várias antes.

~! [+] !~

20100414

Terremoto devasta oeste da China

Uma série de ao menos seis fortes tremores atingiu em menos de três horas uma região remota do Tibete, na China, deixando ao menos 400 mortos, outros 10 mil feridos e destruindo milhares de casas feitas de barro e madeira


Pelo menos 420 pessoas morreram e mais de 10 mil ficaram feridas em decorrência do terremoto de magnitude 7,1 Richter que atingiu, esta manhã, a província ocidental chinesa de Qinghai (noroeste do país), que faz fronteira com o Tibete. É habitada principalmente por tibetanos, mongóis, hui (muçulmanos) e chineses da etnia majoritária han, e foi uma das zonas afetadas pelo terremoto de maio de 2008 que sacudiu o norte da vizinha província de Sichuan, deixando cerca de 90 mil mortos e desaparecidos. Na ocasião, cinco milhões de pessoas perderam suas casas no tremor.


Segundo informações das agências internacionais de imprensa, as autoridades ainda avaliam o tamanho real da tragédia e temem que o número de vítimas possa ser muito maior em virtude do horário dos abalos, pois era muito cedo e as pessoas ainda estavam em suas casas. A agência estatal de notícias Xinhua destaca que os condados de Yushu e Jiegu foram os mais atingidos pelos tremores. Moradores locais contam que viram diversas casas e templos desabando. A agência informou que 85% das residências de Jiegu desabaram, obrigando o governo central do país a deslocar equipes de resgate de várias partes para atender as vítimas. Os relatos da Agência Sismológica Chinesa afirmam que o sistema de telecomunicações da província entraram em colapso e as estradas que fazem a ligação com o aeroporto local foram gravemente prejudicadas.

O oeste da China, com grandes cadeias montanhosas como o Himalaia, é zona de frequentes terremotos, embora muitos deles aconteçam em áreas pouco povoadas ou desabitadas.

Dezenas de sismos acontecem todos os dias, com alguns tremores atingindo mais de 7 graus na escala Richter. Salvo pesquisa mais apurada, o ano de 2010 está bem diferente dos outros. Estamos com três terremotos de grandes proporções neste início de ano: janeiro, no Haiti; março, no Chile; abril, China/Tibete. As placas tectônicas estão em movimento, a crosta terrestre está ficando vulnerável e os fenômenos climáticos estão cada vez mais intensos.

As pessoas mais pobres e as construções mais simples são as que mais sofrem com abalos sísmicos...

~! [+] !~

20100412

Quem tem bomba atômica no mundo

Os maiores construtores de ogivas nucleares do mundo (Rússia e Estados Unidos) agora querem dificultar o enriquecimento de urânio a mais de 20% e o uso bélico da energia atômica

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama é anfitrião de uma histórica cúpula de segurança nuclear, composta de líderes de mais de 50 países e organizações internacionais, que pretende impedir os materiais radioativos de caírem nas mãos de terroristas. Em segundo plano, o encontro debaterá sanções contra o Irã.


Para alguns analistas, armamento nuclear evita conflitos pelo poder de dissuasão; mas para outros (como o presidente estadunidense Obama) a temeridade é que um futuro ataque nuclear seja lançado por terroristas muculmanos.

De fato, essa desconfiança é um forte argumento – até mesmo um paradigma da guerra contra o terrorismo – apesar da realidade atômica deixar mais preocupação pelo elevado número de ogivas em países de índole imperialista como a Rússia (5.192 ogivas), Estados Unidos (4.075) e outros como a França (300), Israel (200), China (176), Índia (75), Paquistão (15) e Coréia do Norte (2).

O objetivo de Obama é que todos os países com capacidade ou equipamento nuclear se comprometam a detectar e colocar suas reservas de material sob o controle da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), em um prazo de quatro anos. Também propõe a criação de um banco internacional de combustível nuclear para a reciclagem dos materiais mais perigosos, como o urânio enriquecido. As Nações Unidas, por sua vez, querem que seja proibida a produção de material físsil destinado a armamentos nucleares.

O Irã afirmou que não se sentirá de modo algum vinculado aos compromissos conhecidos de antemão da cúpula sobre segurança nuclear.

O site Último Segundo traz infográficos com a localização e o número de ogivas nucleares espalhadas pelo mundo, além de mísseis, submarinos, bombardeios etc.

Uma Apostila Educativa de Energia Nuclear, de Eliezer de Moura Cardoso e colaboradores, pode ser aberta ou baixada (formato pdf) do site da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) e ensinar muita coisa sobre o assunto.

~! [+] !~

Últimas ....

  © The Professional Template desenhado por Ourblogtemplates.com 2008 e adaptado por Flávio Flora 2009

Voltar ao TOPO