Exclusão e miséria


A situação de exclusão social e miséria que vive a população árabe fica evidenciada nos recentes acontecimentos de amplas mobilizações sociais, com o povo nas ruas exigindo o fim de governos ditatoriais, corruptos e aliados das potências imperialistas ocidentais. Os habitantes do Norte da África (Magreb) e Oriente Médio têm em comum as péssimas condições de vida e a atuação predatória das grandes multinacionais petrolíferas ocidentais.
[Caroline Santos, Sintese.org.br, 17-02-2011]
Memórias de uma época - I

20100415

Ameaça das cinzas vulcânicas

Nuvem de cinzas de vulcão na Islândia atrapalha o tráfego aéreo na Europa


A nuvem de cinzas expelida pela erupção de um vulcão subterrâneo sob a geleira Eyjafjälla, no sul da Islândia, forçou vários países europeus a fechar o espaço aéreo e a cancelar voos em todo o continente, deixando milhares de passageiros em terra.

Segundo dados do Eurocontrol, a agência responsável pela segurança aérea na Europa, 25% de todo o tráfego aéreo foi suspenso. Noruega, Grã-Bretanha, Irlanda e Dinamarca fecharam seu espaço aéreo salvo para casos de emergência, enquanto as autoridades suecas já anunciaram que também tomarão a mesma ainda nesta quinta-feira.


As autoridades aéreas da Europa demonstram cautela para autorizar voos perto de erupções vulcânicas por causa de incidentes passados. Em 1982, um jumbo 747 da British Airways teve as quatro turbinas paralisadas após voar por uma coluna de fumaça vulcânica.

As restrições prejudicaram milhares de passageiros em toda a Europa, incluindo o aeroporto com maior tráfego do continente, o de Heathrow, em Londres, que tem 1,3 mil voos diários.

Especialistas calculam que a erupção é dez vezes superior à do vulcão Fimmvorduhals, que aconteceu no final de março e terminou na semana passada.

O maior temor é de que as erupções sejam uma antecipação da explosão do vulcão Katla, de maior potência, como ocorreu várias antes.

0 Comentário(s):

Últimas ....

  © The Professional Template desenhado por Ourblogtemplates.com 2008 e adaptado por Flávio Flora 2009

Voltar ao TOPO