Corrupção mundial 2009
Em uma época em que enormes pacotes de estímulo, rápidos desembolsos de fundos públicos e tentativas de garantir a paz estão sendo implementados em todo o mundo, é essencial identificar onde a corrupção bloqueia a boa governança e a prestação de contas, para que se quebre seu ciclo corrosivo (Huguette Labelle, pres. da Transparência Internacional (TI)).A organização Transparência Internacional (TI) divulgou nesta terça (17) o ranking anual de corrupção. O Brasil ocupa o posto 75, entre as 180 nações mais corruptas do mundo, compartilhando a posição com Colômbia, Peru e Suriname.
Punta del Este- Uruguai
A situação é comparável à da América Latina, onde 21 paises apresentam sérios problemas de corrupção e nove deles corrupção sem controle. Nas Américas, o Canadá foi o melhor colocado, seguido pelos Estados Unidos, enquanto o Haiti se manteve na última colocação. O Chile e o Uruguai estão entre os 25 nações menos corruptas do mundo e em primeiro lugar na América Latina.A fome, na Somália
Nova Zelândia, Dinamarca, Cingapura, Suécia e Suíça são os países com menos indícios de corrupção, enquanto a Somália, o Afeganistão, Mianmar (ex-Birmânia), Sudão e Iraque - países instáveis marcados pela guerra e pelos conflitos internos - são os mais corruptos.
O relatório anual da Transparência Internacional sugere que os países percebidos como os mais corruptos são também os afetados por longos conflitos, que abalam sua governabilidade. Segundo esta ONG, o índice não é uma medição real da corrupção em cada país, mas, sim, da forma como os governos são vistos por analistas e por empresários e executivos.
0 Comentário(s):
Postar um comentário