Exclusão e miséria


A situação de exclusão social e miséria que vive a população árabe fica evidenciada nos recentes acontecimentos de amplas mobilizações sociais, com o povo nas ruas exigindo o fim de governos ditatoriais, corruptos e aliados das potências imperialistas ocidentais. Os habitantes do Norte da África (Magreb) e Oriente Médio têm em comum as péssimas condições de vida e a atuação predatória das grandes multinacionais petrolíferas ocidentais.
[Caroline Santos, Sintese.org.br, 17-02-2011]
Memórias de uma época - I

20100501

O urbanismo universal de Xangai

A exposição magnífica e inesquecível de Xangai (China) é um grande evento para explorar todo o potencial da vida urbana no século 21

Com o tema Better City, Better Life (Cidade Melhor, Vida Melhor), a Expo Xangai 2010 começou hoje e estará aberta até 31 de outubro de 2010, expondo assuntos relacionados ao desenvolvimento urbano com qualidade de vida. Cerca de 173 países e 33 organizações internacionais estão presentes na feira. Os organizadores esperam entre 70 a 100 milhões de visitantes, nos próximos seis meses.

Desde 1851 que o mundo se reúne periodicamente em grandes exposições universais. Londres foi a primeira a se exibir para o mundo quando montou seu famoso Cristal Palace, um grandioso espaço de aço e vidro que abrigou os stands de vários países. A partir de então me lembro da Tour Eiffel (1889), do pavilhão alemão de Mies Van der Rohe (1929), do pavilhão português de Álvaro Siza (1998), entre tantos outros projetos memoráveis.

A Expo 2010 representa o desejo comum da humanidade de uma vida melhor nos futuros ambientes urbanos. Este tema constitui uma preocupação central da comunidade internacional para as futuras decisões políticas, estratégias e desenvolvimento urbano sustentável. Em 1800, 2% da população mundial vivia em cidades. Em 1950, o número aumentou para 29%; em 2000, quase metade da população do mundo mudou-se para as cidades, e até 2010, como estimado pela Organização das Nações Unidas, a população urbana representa 55% do total da população humana.


O pavilhão chinês (acima), uma pirâmide invertida vermelha que domina a exposição, com sua altura e tamanho equivalentes a 35 campos de futebol, é um dos pavilhões mais visitados, juntamente com os de Canadá, Estados Unidos, França e Suíça, os mais audazes em arquitetura (a seguir).

Canadá : Cidade viva - inclusiva, sustentável, criativa

 Estados Unidos: Desafios urbanos

França: Cidades sensuais

Suiça: Interação urbana e rural

A busca por uma vida melhor sempre foi marcante na história urbana da humanidade. Através de diferentes sub-temas, Expo 2010 estimula a elaboração e execução de projetos urbanos do futuro com harmoniosos estilos de vida para as cidades, aléjm de proporcionar uma extraordinária plataforma educacional e de entretenimento para os visitantes de todas as nações. Ali estão a diversidade cultural, a prosperidade econômica da cidade, as inovações da ciência e tecnologia, as propostas de remodelação das comunidades urbanas e a melhor integração das áreas rural e urbana.

Os participantes estão mostrando a civilização urbana em toda sua extensão, o intercâmbio de suas experiências de desenvolvimento urbano, as noções avançadas em cidades e as novas abordagens para o habitat humano, estilo de vida e condições de trabalho.

Á primeira vista, percebe-se que estimular a criação de uma sociedade de amigos da natureza e a sustentabilidade do desenvolvimento sócio-econômico são as principais diretrizes dos organizadores do evento. A Expo Shangai está dividida em cinco zonas temáticas: urbanidade, cidades humanas, planeta urbano, vestígios urbanos e cidades do futuro.

Brasil: Cidades pulsantes: a vida nas cidades brasileiras

A participação do Brasil, sob o tema Cidades pulsantes: a vida nas cidades brasileiras, está sendo criticada nos meios acadêmicos e profissionais da arquitertura, engenharia e sociologia brasileiros por não representar autenticamente o desejo dessas categorias em relação ao urbanismo. Se assim fosse, veríamos grandes nomes nacionais, como ocorreu com outros países. Tudo foi escolhido por um grupo restrito, com pouca criatividade: pavilhão (apesar do conceito) medíocre, tema pouco significativo.

Outros pavilhões em destaque:

Austria: Sinta a harmonia

Luxemburgo: Pequeno é bonito

 Israel: Inovação por uma vida melhor

O desenvolvimento humano global é um pré-requisito para o desenvolvimento sustentável das cidades

Saiba mais sobre a Expo Xangai, explorando seu website.

Faça um tour pela Expo 2010. Veja os pavilhões..

0 Comentário(s):

Últimas ....

  © The Professional Template desenhado por Ourblogtemplates.com 2008 e adaptado por Flávio Flora 2009

Voltar ao TOPO