Exclusão e miséria


A situação de exclusão social e miséria que vive a população árabe fica evidenciada nos recentes acontecimentos de amplas mobilizações sociais, com o povo nas ruas exigindo o fim de governos ditatoriais, corruptos e aliados das potências imperialistas ocidentais. Os habitantes do Norte da África (Magreb) e Oriente Médio têm em comum as péssimas condições de vida e a atuação predatória das grandes multinacionais petrolíferas ocidentais.
[Caroline Santos, Sintese.org.br, 17-02-2011]
Memórias de uma época - I

20100418

Aumentam as fraudes pela internet

Entre 2004 e 2009 houve um aumento de 6.513% no número de fraudes pela internet, no Brasil

A jornalista Bruna Ribeiro observou que a atuação dos criminosos na fraude eletrônica é altamente especializada:
Os grupos nem precisam mais de gênios dos computadores para roubar senhas e aplicar golpes (...) agora as quadrilhas têm membros cujos conhecimentos de informática não passam do nível básico. E elas prestam serviços até para o crime organizado tradicional: usam senhas roubadas para colocar crédito em telefones pré-pagos - serviço útil para presidiários (Bruna Ribeiro, Jornal da Tarde, 17-04-2010)
Para o delegado José Mariano de Araújo Filho, da Unidade de Inteligência Policial do Departamento de Investigações sobre o Crime Organizado (Deic), o número de fraudes pode ser bem maior pois o crime não é investigado com a devida rapidez por causa da burocracia:
O crime é online. A legislação, offline. Se temos suspeitas e precisamos colher informações de um provedor de acesso, temos de pedir mandado à Justiça, que decide se aceita ou não. (Temos de)esperar a Justiça notificar o provedor, o provedor responder à Justiça e só aí recebemos a informação. Nesse tempo, o suspeito já sumiu... (Araújo Filho, 17-04-2010)
O professor de segurança da informação Edilson Fontes, da Faculdade de Tecnologia da Informação, observa que bancos e empresas costumam avisar que não enviam e-mails para clientes, mas as pessoas ainda caem nesses truques.
[...] os bancos são seguros contra os ataques hackers e, por isso, os criminosos vão para o elo mais fraco, os clientes (...) Agora, época de eleição, vai chover e-mails falsos do Tribunal Regional Eleitoral mandando a pessoa atualizar os dados cadastrais (Edilson Fontes, 17-04-2010)
Ainda, contudo, fique prevenido e alerta. Observe os sites, não abra emails de origem desconhecida e não verificável. Faça transações pela internet em sites conhecidos e seguros. Mantenha seu Windows atualizado com antivirus (também atualizado diariamente). Limpe os cookies residentes de vez em quando. São algumas medidas preventivas.

Para evitar cair em golpes virtuais, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) alerta aos internautas que evitem abrir e-mail de desconhecidos (principalmente com conteúdo pornográfico), digitem sempre o endereço da página no navegador, não abram mensagens do tipo "clique aqui", não digitem informações sigilosas em computadores usados por muitas pessoas, como os de lan houses e cyber cafés, e troquem sempre a senha da internet.

Estes são os golpes mais comuns (e que sirvam de alerta para os internautas de boa-fé), segundo a Bruna Ribeiro

• Com senhas roubadas, eles se oferecem em sites de relacionamento para pagar boletos de cobrança pela metade do valor da conta.

• Grupos mandam e-mails para as vítimas ou criam sites falsos, quando o usuário clica nesses locais, instala, sem saber, um programa que registra tudo o que é digitado no teclado. A informação é enviada para o e-mail dos criminosos.

• Recriam página de uma loja virtual e quando o cliente digita o número do cartão de crédito, os dados vão para o criminoso. “O site pirata acessa a página real, informando a compra. O cliente recebe o produto normalmente, sem saber que o sigilo foi violado.”

Para mais exemplos, verifique o Catálogo de Fraudes do Centro de Atendimento a Insidentes de Segurança (CAIS), com links maliciosos, páginas falsas etc.

0 Comentário(s):

Últimas ....

  © The Professional Template desenhado por Ourblogtemplates.com 2008 e adaptado por Flávio Flora 2009

Voltar ao TOPO